9 de set. de 2010

Quilling


O texto abaixo foi recebido sem créditos
Caso vc esteja aqui e reconheça a autoria, entre em contato
por favor, no email

crochemaniablog@gmail.com


História do Quilling

É uma arte muito antiga criada no século 15 ou talvez mais cedo século 13 ou 14. Acredita-se que foi originada pelos franceses e italianos onde usavam a técnica "Filigree "para decorar objetos religiosos. O trabalho em filigree é um processo onde se enrola tirinhas de papel formando rolinhos que dão formas a um design variado.

No século 18, o trabalho em filigree se tornou popular na Inglaterra , mas o nome "Quilling" foi adotado quando o trabalho em filigree se espalhou pelas colônias americanas; ou talvez foi chamado assim porque os rolinhos eram feitos com penas de gansos "quills".

Existem evidências de que, em alguns pontos da costa do Mediterrâneo, por volta dos anos de 1500, em casas de religiosos eram executados trabalhos com tiras de papel, com o objetivo de decorar Bíblias e missais. Já no século XVII, o quilling era usado para decorar paredes de casas, principalmente com brasões de família.
A exata origem do quilling não nos é ainda muito clara. Algumas fontes sugerem que o quilling tenha sido praticado pelos antigos Egípcios, que são muito conhecidos pelo seu trabalho decorativo com metais preciosos. Naquela época, o quilling era feito com finos fios de arame ou metais preciosos.
Nos anos 70 o quilling foi redescoberto e atualmente é um grande sucesso no Brasil.

Quilling é um trabalho manual realizado com tiras de papel enroladas e modeladas. Sua origem é incerta, sabe-se que a técnica já era realizada na Europa (Itália, França e Inglaterra) durante a Idade Média aplicada a outros materiais, como metais, em grades e cachepôs. No Brasil ela tem sido difundida no últimos anos e realizada por muitos artesãos que conferem aos seus trabalhos um toque particular.

2 comentários:

Diego Henrique 27 de nov. de 2010, 11:55:00  

Adorei a matéria ! Eu faço cartões de quilling e gostei muito em saber da história dessa arte !

Amitaf 27 de nov. de 2010, 13:41:00  

Muito bom artigo, assim fica-se a conhecer um pouco desta técnica por mim desconhecida. Bem haja a quem divulga.
Belos trabalhos.
Beijinhos

  © LUVREdesigns 'Crochemania' by LUVREdesigns 2012

Voltar para TOPO